Instituição Pública
Cidade:
Novo Hamburgo
Região:
Vale dos Sinos
Crianças Atendidas:
223
Faixa Etária
0 a 6 Anos
Telefone:
(51) 98447-3947
E-mail:
emeisabia@novohamburgo.rs.gov.br
Instagram:
Endereço:
Wilibaldo Rodrigues da Sila, 50, Bairro Santo Afonso.
CEP: 9342055-727
Materiais Escolares de Primeira Necessidade:
- Mobiliário;
- Brinquedos (estruturados, não estruturados);
- Jogos de tabuleiro, de encaixe e quebra cabeça;
- Materiais de expediente e pedagógico( folhas, colas, canetinhas, folhas coloridas).
Demais Materiais Escolares que Gostaríamos de Adquirir
- Papel contact;
- Papel pardo;
- Cola quente.
Nossa História
A EMEI Sabiá está localizada no bairro Santo Afonso, na Vila Palmeira. Esta comunidade que é parte do bairro Santo Afonso, recebe este nome pois nos anos 80 com a ascensão do calçado em nossa cidade, muitos moradores da região da fronteira, em especial de Palmeira das Missões vieram para nossa cidade em busca de trabalho, constituindo assim esta parte do bairro. A EMEI Sabiá foi inaugurada em 06 de setembro de 2023, iniciou suas atividades em 28 de agosto de 2023, atendendo as crianças das proximidades da escola de 0 a 3 anos, contando com 15 docentes, 1 diretora, 1 coordenadora pedagógica e 49 crianças. A escola foi pensada pela atual administração, a fim de contemplar o número expressivo de crianças que têm nesta região e que precisavam antes, se deslocar até a parte mais central do bairro. A escola Sabiá recebe este nome em homenagem ao “Seu Sabiá”, cujo nome é Otalíbio Marcilino da Silva, foi um grande líder comunitário, sempre buscando ajudar a população de nossa cidade em suas necessidades. Seu foco maior de atuação foi no bairro Santo Afonso onde construiu uma linda história e grandes amigos. Sempre com seu inseparável chapéu, um exemplo de garra e superação que nos serve de inspiração. O quadro de profissionais atualmente é formado por 30 professores de sala de aula e projetos, 1 diretora, 1 coordenadora pedagógica, 1 funcionária concursada- secretária 20 horas, 6 funcionários COMUR, 3 estagiários de apoio à inclusão CIEE, 12 estagiários.. Além das propostas nas salas referência em sala de aula, a escola oferece como projetos dentro do currículo, cobrindo Hora Atividade do professor: mediação de leitura e artes, criança e natureza e projeto cultural. A escola está situada em um bairro caracterizado como periferia da cidade. É composto por alguns comércios locais e principalmente por residências. A segurança e a saúde são reivindicações constantes desta comunidade, bem como espaços de uso coletivo como praças. As famílias que compõem a escola são quase em unanimidade, moradores dos arredores da escola, algumas famílias são numerosas, caracterizam-se muitas delas pelas diferentes estruturas familiares: pais separados, novos companheiros, filhos de pais diferentes. As famílias participantes e protagonistas que desejamos na escola, ainda é um trabalho que estamos construindo e neste pouco tempo de escola já percebemos a crescente participação. O espaço de lazer desta comunidade restringe-se a vivências no próprio bairro, seja nas associações de bairro, festividades na escola, nas comunidades religiosas, no uso de praças que ficam um pouco mais distantes. Um destaque muito importante é sobre o espaço que as crianças têm para brincar em seus pátios que são muito pequenos ou muitas vezes até inexistentes, ou seja, para muitas crianças é o espaço da escola a melhor opção para o momento do brincar. O deslocamento das famílias até a escola se dá na sua grande maioria a pé, alguns utilizam bicicleta e/ou carro, destacamos a frequência das crianças nos dias de chuva que tem se dado de forma muito positiva pois a escola se torna próxima de suas residências. Atendemos neste ano de 2024, 224 crianças de 0 até 5 anos de idade sendo algumas em turno parcial e outras, em turno integral. É possível entender que após a enchente todas as crianças estão sem atendimento na escola que ficou coberta até o teto com água, estando neste momento em abrigos municipais e casas de amigos e familiares, bem como em garagens, casas e salas emprestadas por algum conhecido, estar com a escola em funcionamento é pensar na saúde mental das crianças, em um espaço seguro e saudável para estarem enquanto suas famílias tentam reconstruir suas moradias e suas vidas no entorno da escola, na comunidade local.